DEISaúde e Bem-Estar Animal

Pode dar banho em gato?

Você acabou de levar seu novo companheiro 4 patas para casa e entre vários sentimentos, podem surgir algumas dúvidas, muito comuns para quem adota um gatinho pela primeira vez.

Entre os questionamentos, está: Será que posso dar banho em meu gato? Afinal de contas, algumas informações são passadas de geração a geração, só que sem a explicação dos motivos, não é mesmo?

Quem já não ouviu aquela expressão? “Fulano tomou banho de gato. ”, utilizada para dizer que a pessoa fez uma higienização bem rápida ou talvez não muito bem-feita, porém parece não condizer com o verdadeiro banho dos felinos.

Na realidade o que acontece é que os gatos são animais autolimpantes, suas lambidas não são uma forma de se entreterem, mas sim a forma de se higienizarem, por isso quando estão se lambendo, estão “tomando seu banho”.

Essa própria higienização é possível, pois os Pets possuem espículas na língua, que são como espinhos com a função de ajudar na autolimpeza deles. Suas unhas também são apropriadas para se higienizarem, enfim sua estrutura física é muito interessante e como estão sempre se lambendo, fazem sua higienização várias vezes ao dia. E por essa razão, não é à toa que são conhecidos como animais bem limpinhos.

E afinal pode ou não dar banho em gato?

Referente a necessidade de banho com água, para os gatos não é aconselhável, pois não funcionam como os cães que precisam tomar banho regularmente. Somente é recomendado para aqueles gatos que devido estarem doentes não realizam sua própria higienização ou para os que andam em lugares muito sujos onde não é possível a higienização a seco, ou no caso de prescrição veterinária e também para Pets que entraram em contato com produtos químicos.

O que muita gente não sabe é a importância de respeitar essa necessidade de não dar banho nos bichanos com água. Explicamos o motivo, quando você lava seu gatinho igual a um cachorro, tira o odor próprio dele e esse cheiro funciona como sua identidade. Tanto é que se você tiver mais gatos em casa e levá-lo para o Pet Shop para dar banho, quando ele voltar, os outros gatos não irão reconhecê-lo, podendo causar muita confusão, pois acharão que se trata da chegada de outro animal.

Além disso, os banhos podem gerar estresse, desorientação, depressão, incômodo, pois é retirado o cheiro deles ficando com cheiro de shampoo ou demais produtos.

E se o banho for necessário?

Nos casos mencionados onde existe realmente a necessidade de lavá-los, é importante ter alguns cuidados:

– Utilize shampoo e condicionador específicos para gatos;

– Providencie uma escova tira nós;

– Á água precisa estar morna, se estiver fria poderá causar frio e deixá-lo doente;

– Seque-o com uma toalha macia, se usar secador poderá deixá-lo estressado, se estiver muito frio e for imprescindível o uso de secador deixe-o no módulo com menor temperatura;

– Nos casos em que o gatinho costuma arranhar durante o banho é melhor adquirir um saco para dar banhos em gatos. Esse produto é confeccionado com material onde os gatos não conseguem arranhar e você contará com mais segurança;

– Nos casos de gatos filhotes, é necessário que o banho seja após o animalzinho completar de 8 a 10 semanas de vida;

– Caso o filhote tenha sido vacinado recentemente aguarde alguns dias para dar banho;

– E para os Pets felinos que realmente precisam de banho com água somente é recomendado 1 banho a 4 semanas;

E existe outras formas de higienizar os felinos sem banho?

Se você achar necessidade de auxiliar na higienização do seu amigo 4 patas sem precisar banhá-lo com água, temos algumas dicas: a mais comum é a limpeza a seco, no mercado Pet é bem fácil de encontrar produtos como shampoo a seco, também é indicado a utilização de lenços umedecidos ou panos úmidos e lembrando que a tosa é importante para evitar o excesso de pelos e também por contribuir com a melhor higienização dos bichanos.

Para você que ainda não tem, mas está pensando em aumentar a família com um animalzinho felino, esperamos ter contribuído com informações trazendo assim mais segurança para os cuidados com esse novo amigo. E temos certeza que ele irá trazer momentos de muito companheirismo e carinho!

Escrito por Kátia Almeida

Um comentário sobre “Pode dar banho em gato?

  • Adorei! Eu sempre escovo os meus gatinhos para que fiquem sempre limpinhos e sem pelo morto, só no calor que dou banho de vez em quando para tirar o excesso de pelo e refrescar eles.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *