Saiba quais são os alimentos que seu cão não pode comer de jeito nenhum
Os animais de estimação estão cada vez mais próximos de seus tutores, muitos já não ocupam os quintais, e é fácil encontrá-los dentro de casa. Além disso, é mais comum sua presença em apartamentos também. Com essa proximidade acabam participando das refeições com a família.
E quem resiste aquela carinha pedindo comida? Pois é, onde você estiver comendo algo lá está ele, na sua “cola”, querendo participar. Nessa hora é difícil resistir, e a maioria das pessoas acabam dando um pedacinho do alimento que está comendo. Mas, você sabe o que não pode dar para o seu amigão comer de jeito nenhum?
Este post irá trazer algumas informações sobre alimentos que muita gente nem imagina o mal ocasionado para os cães, explicaremos os motivos. Alimentos como: cebola, alho, doces, carnes cruas e líquidos como chás e cafés podem causar problemas de pele e até complicações cardíacas e intestinais. Então não ofereça ao seu animal de jeito nenhum. Chocolate é o vilão dos alimentos para eles, é um dos mais tóxicos para os cães, pois contém teobromina, essa substância prejudica o sistema cardíaco e o central podendo causar nos cachorros ataque cardíaco.
É comum quem tem um pet achar que toda fruta faz bem para eles, algumas realmente fazem, no próximo post iremos falar sobre elas, mas é importante que você saiba que tem uma fruta que seu animalzinho não pode comer, se trata da uva, pois sobrecarrega a parte renal do animal.
Outras frutas muito ácidas, eles também não podem comer, entre elas a laranja e o limão. Como são da família das cítricas, nos cães podem causar dores de estômago e diarreia.
O abacate é uma fruta que parece ser inofensiva para eles, mas também não faz bem, pois possui bastante gordura e pode causar vômitos, dores de estômago e até pancreatite, caso o cachorro coma com frequência.
A batata, incluindo a batata-doce pode ser oferecida para o seu cãozinho, mas deve estar fervida. Já passas e sementes são difíceis para ele digerir e podem causar insuficiência renal.
Talvez você já tenha oferecido para o seu amigo 4 patas alguns desses alimentos citados e ele não teve uma reação ruim, isso pode ter ocorrido devido a quantidade ter passado despercebida e seu organismo absorveu sem grande impacto. Mas, agora que já conhece o efeito desses alimentos para a saúde deles é necessária atenção redobrada para mantê-los bem longe do seu amigão.
Nesse nosso post falamos sobre os alimentos que fazem mal para os cães, aguarde o nosso próximo, onde abordaremos os alimentos que nós seres humanos comemos e que beneficiam também nossos doguinhos.
Escrito por Kátia Almeida