Conheça as características da raça Shih Tzu e se apaixone
Quem nasceu antes da década de 90 se lembra do cachorro pequinês e pode achar que o Shih Tzu se trata de seu descendente, o Pequinês acabou sumindo do Brasil devido a cruzamentos com outras raças. E realmente faz bastante sentido, pois o Shih Tzu originou-se do cruzamento do Lhasa Apso, originário do Tibet com o Pequinês, originário da China.
De origem no Tibet, mais precisamente nos mosteiros budistas, o cãozinho era considerado sagrado, aliás a raça é considerada uma das mais antigas do mundo.
Existe até a lenda de que uma princesa tibetana e um mongol se apaixonaram, porém, como a união não pôde ser concretizada foi realizado o cruzamento de dois cães, um era Lhasa Apso e o outro Pequinês, simbolizando dessa forma, a união dos dois.
Companheiros, tranquilos e carinhosos, a raça Shih Tzu vem ganhando cada vez mais admiradores e por essa razão se tornaram uma das prediletas dos brasileiros.
Como costuma ser o comportamento dessa raça?
Se você está pensando em levar o cãozinho para fazer parte da sua família, precisa ter certeza que ele não ficará sozinho o dia todo, pois mesmo sendo considerado tranquilo, o Shih Tzu é uma raça que se aborrece muito se ficar sozinho o dia todo, podendo ter crises de ansiedade e latir muito.
Se adapta facilmente ao núcleo familiar, seja sua família somente de adultos ou com crianças, gostam de ficar dentro de casa com a família, por essa razão, são uma boa opção para quem mora em apartamento e não dispõe de um extenso quintal, o mais importante para ele, é contar com carinho e atenção, gosta de exercícios leves, é inteligente, aprende por repetição, possui a necessidade de se exercitar mentalmente para não ficar entediado, é curioso, esperto e inteligente.
Cuidados necessários para manter a saúde em dia
Você já deve ter notado que o Shih Tzu possui muitos pelos ao redor dos olhos, por isso é importante manter o pelo dessa região sempre curto. A tosa é algo que precisará com frequência.
A consulta ao veterinário é importante para tomar as vacinas que irão protegê-lo e também para que o profissional indique a ração mais adequada.
O cuidado com a higiene bucal não pode ser esquecido, acostume seu animalzinho desde filhote a escovação diária.
Como o pet é bastante inteligente, estimule sua saúde mental oferecendo passeios e brinquedinhos pets que estimulam a interação com você e proporcionem exercícios, auxiliando a manterem a boa saúde. Certifique-se de que os itens sejam seguros e de preferência, tenha sempre alguém por perto quando estiverem brincando com eles. Proporcione esses cuidados para o seu cãozinho e garanta seu bem-estar, curtindo momentos de muito companheirismo e carinho!
Escrito por Kátia Almeida