DEIRaças

7 Curiosidades sobre a raça Pug

Impossível não se apaixonar por aqueles olhinhos profundos, todo fofinho, de cabeça grande e corpinho pequeno, a raça Pug tem uma tradição antiga, saída da realeza e atualmente veio parar no lar das famílias brasileiras. Te convidamos a conhecer um pouco sobre algumas curiosidades dessa raça. Saber sobre as características da raça é importante, pois se está pensando em trazer para o seu lar um cachorro Pug é preciso se atentar com alguns cuidados. Vamos agora então conhecer um pouco mais sobre eles.

1- Cachorro de origem chinesa

Você talvez imagine que a raça Pug é uma dessas novidades, de cruzamentos e que deu origem a esses cachorrinhos de grandes olhos, porém a raça é bem antiga. Foram encontrados os primeiros fósseis do animal a cerca de 1.700 a.C e sua origem é chinesa, os cachorros Pug tinham as características parecidas com os cães de hoje, boca curta e corpinho pequeno, mas eram um pouco diferentes, afinal é comum os animais, principalmente os cães passarem por transformações físicas.

2- Queridinho da realeza

E olha só quem era uma das raças prediletas de reis e rainhas, um cãozinho da ração Pug era companheiro de Josefina, esposa de Napoleão Bonaparte, a comprovação está em quadros pintados naquela época e outros pintores famosos como Goya também pintaram outras realezas acompanhadas de um cão dessa raça.

3-  Sociável com toda a família

Muito carinhosos, se adaptam bem as famílias com crianças ou idosos. Precisam de atividades físicas, mas desde que sejam moderadas, pois se cansam mais rapidamente em comparação a outras raças, por isso não exagere na caminhada e se atente ao horário e a temperatura, devido sofrerem bastante com dias de excessivo calor.

4- Precisa de cuidado com a higiene das dobrinhas

Aquelas dobrinhas charmosas de sua face necessitam de cuidado extra, você precisará higienizá-las de 2 a 3 vezes na semana para evitar acúmulo de sujeira e até fungos. O ideal é utilizar um pano ou lenço umedecido.

5- Parto difícil

Como os Pugs possuem uma cabeça grande em comparação aos seus corpinhos, as mamães costumam sofrer na hora do parto, sendo bastante comum a prática da cesárea. Se você tem uma pet fêmea dessa raça, a chance dela parir seus filhotes através de cesárea será grande, muita atenção em relação a essa fase da sua cachorrinha, principalmente com as consultas ao veterinário.

6- Precisa de muita companhia, não o deixe sozinho

Os cachorros da raça Pug são muito companheiros e conhecidos também por serem carentes de atenção. É fácil encontrar o pet “perseguindo” seus tutores pela casa. Eles costumam ter esse hábito de querer estar em todos os lugares com seus donos, e sofrem muito se forem deixados horas sozinhos. Por isso é importante refletir se terá esse tempo para dedicar ao seu amigo 4 patas.

7- Ideal para quem mora em apartamento

Como são pequenos e suas brincadeiras são moderadas, os Pugs são ideais para quem mora em apartamento ou possui pouco espaço. São cachorros que adoram ficar dentro de casa. E não se engane com sua pelagem curta, costumam soltar bastante pelo, por isso o ideal é você sempre escová-lo diminuindo assim a quantidade de pelos pela casa.

Se você possui um cãozinho dessa raça ou conhece alguém que tenha, conta aqui nos comentários um fato engraçado sobre eles ou mais alguma curiosidade que não comentamos. Os Pugs são cachorros encantadores, distribuem carinho, são brincalhões e merecem todo o cuidado para estarem sempre felizes e saudáveis.

Escrito por Kátia Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *