Você sabe o que é um animal de apoio emocional?
Os animais de apoio emocional são aqueles que prestam suporte emocional aos seus tutores, sendo os mais comuns, cachorros ou gatos, mas podendo ser também de outras espécies, como tartarugas, porquinhos-da-índia, entre outros. E são reconhecidos apenas para quem tem alguma doença psíquica como: depressão, transtorno de ansiedade, esquizofrenia.
Há quem os confunda com os animais de serviço, mas não são.Os animais de serviço são aqueles que prestam suporte a pessoas com deficiências visuais, por exemplo, e possuem lugares reservados em transportes públicos sem a necessidade de comprovação por conta dos tutores. E também existe a diferença dos animais de serviço precisarem de treinamento específico, já os de apoio emocional não terem essa necessidade, mas devem ser sociáveis com as demais pessoas.
A importância dos animais de apoio emocional se deve ao fato deles transmitirem um efeito terapêutico. A relação entre humanos e animais promove a liberação de hormônios como: ocitocina, vasopressina e endorfina. Por essa razão, costumam acalmar e motivar seus tutores a participarem de atividades em sociedade.
Quem for comprovar que seu pet é de apoio emocional precisará de um atestado médico declarando necessitar da presença do animal como conforto emocional e nesse atestado deverá constar a descrição da doença psicológica ou psiquiátrica.
Vai viajar com seu animal de apoio emocional? Atente-se a essas dicas.
Nos Estados Unidos esses animais são chamados de ESANs, que significa Emotional Support Animal, essa sigla foi adotada pelas companhias aéreas brasileiras e cada uma delas possuem regras próprias permitindo a presença dos animais em seus voos sem estarem nas caixas de transporte. Algumas delas são padronizadas, porém ao comprar a sua passagem será necessário verificar no site da companhia quais são. Selecionamos alguns procedimentos necessários, além da apresentação do seu atestado que deverá ser emitido por um médico psiquiatra. Mencionamos as exigências para o embarque realizado pela maioria das companhias aéreas:
1) Certificado de vacinação antirrábica para todos os animais com mais de 3 meses. A vacina deve ter sido feita a mais de 30 dias e a menos de 1 ano no dia do embarque;
2) Em viagens internacionais, é necessário fazer o Certificado Zoosanitário Internacional (CZI). Você pode consultar a validade exigida do documento junto ao Ministério da Agricultura, já que ela varia de acordo com o país;
3) Atestado de saúde emitido pelo veterinário, comprovando a saúde do animal de assistência e o atendimento às medidas sanitárias necessárias. Esse atestado vale por 10 dias após sua emissão;
4) Formulário MEDIF preenchido. Esse formulário, que está disponível para download no site das companhias aéreas, é exigido de passageiros com necessidades especiais, e é onde você vai explicar porque precisa do acompanhamento de um animal de assistência emocional;
Ressaltamos que é importante sempre verificar com a companhia em que irá viajar sobre suas exigências e se possível levar tudo que foi solicitado antes do dia da viagem para checarem se está tudo certo e assim não ter nenhuma dor de cabeça na hora do ckeckin. Para facilitar disponibilizamos o link do site das companhias aéreas Latam e Gol onde você poderá obter toda a informação sobre quais documentos serão necessários para embarcar com seu amigão.
https://www.latamairlines.com/br/pt/central-ajuda/perguntas/animais-estimacao/assistencia-viagem/apoio-emocional
https://www.voegol.com.br/servicos-gol/viajando-com-animais-de-estimacao
Escrito por Kátia Almeida