Conheça os alimentos que seu cachorro pode comer
Ter um animalzinho em casa requer cuidados com sua saúde e bem-estar, e cuidar de sua alimentação é algo muito importante. A maioria dos tutores optam por rações industrializadas, mas os cães podem ser beneficiados também com alimentos que os humanos consomem, desde que sejam em pequenas quantidades e não se tornem sua principal refeição.
Os cachorros diferentes dos gatos não precisam ter uma alimentação 100% carnívora, porém a proteína deve ser a base de suas refeições, seja oferecida através de rações ou de preparações caseiras sem sal, temperos ou óleo. A carne é importante para eles, pois fornece aminoácidos, essenciais para o funcionamento de seu organismo.
Entre os alimentos que mais beneficiam os cachorros, estão: ovos, legumes e frutas. Conhecido como um dos melhores alimentos para nós seres humanos, os ovos também fazem bem a saúde dos cachorros, devido serem fonte de gorduras e proteínas benéficas. Se você ainda não experimentou oferecer ovos para o seu amigo 4 patas, experimente dar a ele ovos cozidos, lembrando que não pode colocar sal. Eles irão adorar!
E quais legumes seu cachorro pode comer?
Entre os legumes destacamos: cenoura, brócolis, batata-doce, inhame, pois são fontes de vitaminas do complexo B, são importantes devido atuarem no bom funcionamento do sistema nervoso, imunológico, beneficiarem a pele e seus músculos.
Frutas que fazem bem para o seu cãozinho
Não podemos esquecer das deliciosas e refrescantes frutas, muitos Pets adoram saboreá-las e sua dieta ficará ainda mais rica se você oferecer a eles com moderação, lembrando que algumas frutas possuem alto teor de açúcar.
Entre as frutas que mais trazem benefício a eles, a maça com certeza é campeã, é rica em vitamina C e minerais, como cálcio e potássio, possui propriedades digestivas e antiflamatórias. Além disso, contribui melhorando problemas gastrointestinais. Para combater a diarreia é bom dar a maça sem pele, mas para a constipação é melhor com a pele, lembrando de oferecer a fruta sem as sementes.
Em segundo lugar elegemos a pera devido possuir bastante fibra e potássio, ajuda no bom funcionamento do intestino e a prevenir doenças cardiovasculares.
Uma fruta que costuma ser a queridinha de vários pets é a banana, além deles gostarem do seu sabor, a banana é rica em potássio, fósforo, vitamina C, possui fibras, ajuda a regularizar o trânsito intestinal.
Outras duas frutas que costumam gerar dúvidas nos tutores sobre serem boas mesmo para cachorros, são o pêssego e a melancia. Oferecendo com moderação são excelentes para eles sim. O pêssego é rico em fibras e contém alto teor em ferro, ajudando assim a prevenir anemia. A melancia é composta por grande quantidade de água e auxilia a combater o calor dos bichanos, tem até receita de sorvetinho pet produzido com melancia. Mas, lembre-se que essa fruta possui alto teor de frutose e deve ser oferecida em pequenas quantidades.
Iremos aproveitar e deixar no final desse post uma receita de sorvete para cães para você refrescar seu amigão! Se você gostou desse post e tem o costume de oferecer outros alimentos sem ser ração para o seu cachorro, conta para nós aqui nos comentários. É só escrever quais desses alimentos seu cachorro adora comer. Esperamos trazer mais informações sobre alimentação saudável para o seu pet e que você utilize as dicas para deixar as refeições dele ainda mais saborosas e nutritivas!
Sorvete Pet de Melancia
Ingredientes: Meia melancia sem caroço e folhas de hortelã.
Modo de Preparo:
Bata a melancia sem caroço no liquidificador até formar um suco. Pique as folhinhas de hortelã e misture. Depois despeje o conteúdo em uma forma e leve ao freezer. Sirva em cubos para o cãozinho derreter com a língua ou coloque na água para refrescá-lo.
Escrito por Kátia Almeida