DDESaúde e Bem-Estar Animal

Calopsita: saiba tudo sobre essa ave incrível

As calopsitas ganharam espaço como pets na vida dos brasileiros encantando com sua delicadeza, companheirismo e beleza. E para você que está pensando em ter uma ave dessa espécie, já pesquisou para saber suas principais características e cuidados necessários? Se ainda não tem nenhum conhecimento sobre ela precisará de muita atenção até decidir se é um pet ideal para você ter em casa.

Nativa da Austrália, a calopsita passou por muitos cruzamentos até chegar a ter as cores que hoje encontramos no Brasil. Seu temperamento na maioria das vezes é dócil o que atrai muitas pessoas a desejarem tê-la em seu lar como animal de estimação.

Porém, diferente de cães e gatos, as aves requerem diferentes cuidados e também possuem comportamentos totalmente diferentes dessas duas espécies. Uma das suas principais características é a necessidade de atenção de seus tutores, por essa razão, não é indicada para pessoas que trabalham fora de casa o dia todo deixando o animalzinho sozinho. Caso você tenha esse perfil e mesmo assim queira ter a ave como pet precisará criar duas calopsitas para que tenham companhia uma da outra.

É isso aí, nada de deixar a ave abandonada na gaiola! Falando em gaiola você precisará disponibilizar uma para ela que tenha um bom espaço, caso não tenha um viveiro. Isso não quer dizer que a ave deverá ficar presa na gaiola o dia todo, mas sim que precisa de um cantinho só dela, principalmente para dormir e se alimentar.

E a gaiola ou viveiro precisa ser higienizado todos os dias. No quesito alimentação, a comida ideal para elas são as sementes, e esse tipo de ave costuma deixar as cascas das sementes na gaiola, então você precisará retirá-las e garantir comida 24 horas, pois as aves não têm um horário certo para se alimentarem como ocorre com outras espécies de pets. Elas necessitam de água e sementes de qualidade à disposição 24 horas.

As calopsitas costumam dormir por 12 horas e se recolhem quando começa a ficar escuro e acordam quando o dia fica claro, elas também costumam acordar seus tutores com seus famosos gritinhos avisando que está na hora de levantar. O ideal é cobrir a gaiola com um tecido leve para que elas durmam com mais tranquilidade e não sejam incomodadas por insetos, o que as fazem acordarem bem assustadas. Você também poderá oferecer uma gaiola com poleiros e alguns brinquedinhos próprios para calopsitas, garantindo assim entretenimento para elas.

Por ser um animal que precisa de ambiente calmo não é indicado para famílias com crianças pequenas, devido a criançada ter o hábito de tocar nos animais e também o convívio com outros pets como cachorros e gatos não é muito saudável para elas, pois os animais podem ir ao encontro delas, mesmo sendo dóceis e também pela questão de movimentos bruscos as assustarem.

Elaboramos outro post com mais algumas curiosidades sobre essa ave incrível. Dessa forma você terá mais conhecimentos e esperamos contribuir para sua decisão em ter ou não uma calopsita em casa, afinal a decisão deve ser pautada no bem-estar do animalzinho e na tranquilidade da família.

 

 7  Curiosidades sobre as calopsitas que você precisa saber antes de ter uma em casa

 1- As calopsitas quando não recebem a atenção de seus tutores de forma adequada costumam ficar bastante estressadas, por isso é comum fazerem mais barulho, pedindo dessa forma mais atenção. Também é comum quando apresentam esse comportamento arrancarem suas penas ficando doentes. São aves que necessitam de ambientes mais calmos, costumam fugir de pessoas que falam muito alto e querem pegá-las toda hora.

2-Quando se sentem bem e estão na companhia de seus tutores são muito amorosas adorando ficar um tempão em seus ombros, é fácil encontrar pessoas que trabalham em home office acompanhadas delas em seus ombros, pois se sentem acolhidas pelo calor humano.

3-Por serem aves, defecam em qualquer lugar e em qualquer horário do dia, suas fezes não têm cheiro, porém você precisa de um lugar para ela ficar fora da gaiola que não seja a parte interna da sua casa, a menos que você não se importe muito em ter que limpar a sujeira várias vezes ao dia.

4-O ideal não é mantê-las dentro de casa, pois elas têm o hábito de bicarem objetos, podendo bicar fios e até papéis, por isso cuidado redobrado, as calopsitas não têm filtros em relação a isso e poderá bicar dinheiro, documentos e causar acidentes com fios de aparelhos eletrônicos.

5-Além das sementes, essas aves adoram comer verduras de folhas escuras como rúcula e couve, você poderá oferecer para elas, somente não é ideal oferecer repolho, pois pode causar gases ao animal e alface devido ter pouca fibra.

6-As calopsitas domesticadas costumam ter uma expectativa de vida de 20 anos sendo bem cuidadas. Uma faixa etária bem parecida com a dos cachorros e gatos, por gostarem de ambientes tranquilos são excelentes companhias para quem trabalha em casa.

7-Nem todos os veterinários possuem conhecimento em aves, pois é necessária formação especializada após o término da faculdade de medicina veterinária, como pós-graduações em aves silvestres, por exemplo, por essa razão antes de você adquirir uma calopsita é muito importante conhecer um profissional especializado em aves, principalmente em casos de emergência, sendo que caso sua cidade não tenha um especialista será mais demorado o atendimento.

Se você cria uma calopsita conta para nós aqui nos comentários como é sua experiência com essa ave fantástica. Seu comentário poderá ajudar outros criadores e também aquelas pessoas que estão pesquisando e ainda não decidiram se esse tipo de pet é ideal para o bem-estar dela e da família.

 

Escrito por Kátia Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *